PS4, XBOX ONE ou WII U
Com o término da edição 2013 da E3 , a maior feira de games do mundo, foi definitivamente dada a largada para a nova geração de consoles. Após os primeiros eventos em que anunciaram seus novos videogames, Sony e Microsoft deram a pincelada final nos detalhes que faltavam vir a público, como especificações, design e preços do PlayStation 4 e do Xbox One . Até mesmo a Nintendo , tendo se mantido distante do grande palco da feira, deu as caras e mostrou novidades - em sua maioria, jogos, - para o Wii U .Em meio a tantas informações, fica fácil se perder e confundir números e especificações técnicas que distinguem um e outro console. Para que isto não aconteça, o Arena faz um apanhadão de todas as novidades desta geração, destrinchando os aparelhos e as apresentações de cada empresa na E3, para facilitar sua vida na hora de escolher qual será o presente que você pedirá ao Papai Noel no Natal de 2013. Hardware Apesar de não ser novidade neste ano, o Wii U também faz parte da nova geração, ao lado do PlayStation 4 e do Xbox One. Os três consoles são voltados para públicos heterogêneos, desde os que se importam apenas com jogos, até os que preferem centralizar todos os conteúdos de mídia presentes em casa em um só lugar. Quer saber como cada console desempenhará o papel de videogame? Dê uma olhada nas especificações técnicas de cada um: Xbox One PlayStation 4 Wii U Processador AMD Jaguar AMD Jaguar IBM PowerPC Memória 8 GB DDR3 8 GB DDR5 2 GB DDR3 Armazenamento 500 GB 500 GB 8 GB/32 GB (Flash) Retrocompatibilidade Não disponível Apenas pela Nuvem Sim, com o Wii Mídia BluRay BluRay Patente própria - Xbox One chega em novembro custando US$ 499 nos EUA e R$2.199 no Brasil - PlayStation 4 chega no final do ano custando US$ 399 nos EUA Jogos Não adianta nada ter potência ou possibilidades únicas de interação, mas não ter títulos interessantes para jogar. A partir disso, fizemos uma lista comparativa com a quantidade aproximada de jogos anunciados (e também lançados, no caso do Wii U) para cada consoles, divididas por exclusivos, principais gêneros (alguns aglutinados) e jogos independentes. Já se você quiser uma listagem dos jogos em si, apresentados durante a última E3 , sugerimos que você veja essa nossa lista da E3 . Xbox One PlayStation 4 Wii U Exclusivos 13 9 31 Aventura/ação em primeira pessoa 11 10 4 Aventura/ação em terceira pessoa/plataforma 10 11 42 Survival horror 2 4 1 Musical/coletânea de minigames/fitness 4 1 15 Esporte 7 5 4 Corrida/simulador 7 4 6 RPG/MMO 9 9 6 Sandbox/puzzle/estratégia 2 3 14 Luta 1 1 2 Indie 2 14 23 Veja uma galeria com os jogos apresentados na E3 2013 para ter uma ideia do que você poderá jogar em cada console: Assassin's Creed IV: Black Flag (PC, PS3, PS4, Wii U, X360, XONE). Foto: Reprodução 1/91 Serviços Videogames já deixaram de ser apenas caixas dedicadas à jogos há um certo tempo. Unificar todos os serviços utilizados em casa em um único console é, além de prático, uma forma de libertar seu móvel da sala daquele emaranhado de fios e caixinhas pretas. Pensando em facilitar a vida dos usuários, as produtoras aprimoraram a integração dos serviços online oferecidos para cada console, focando as novidades de acordo com cada audiência. Desde canais exclusivos gratuitos até aplicativos pagos, vale a pena saber quais as vantagens de cada um: Serviços Xbox One Netflix, Hulu Plus, HBOGo, Skype PlayStation 4 Netflix Hulu Plus, Amazon Instant Video Wii U Nintendo TVii , Netflix, Hulu Plus, Amazon Instant Video Nuvem e jogos por demanda A tecnologia de computação em nuvem define o uso de servidores para armazenar e processar informações remotamente, acessadas pela internet. Com a nuvem, há também a possibilidade de jogos por demanda (ou cloud gaming), que rodam em um determinado servidor e chega à sua casa (e ao seu console) por streaming, sem a necessidade do processamento na máquina. Enquanto a Microsoft anunciou o uso da plataforma Azure no Xbox One, tecnologia que permitirá aos desenvolvedores descarregar parte do processamento de seus jogos a servidores remotos, o PlayStation 4 se aproveitará de uma parceria entre a Sony e o Gaikai , famoso serviço de cloud gaming que deve chegar ao console em 2014. A Nintendo, apesar de ainda não oferecer serviços na nuvem para o Wii U, está de olho nos progressos da tecnologia, de acordo com um comentário feito por Satoru Iwata em abril passado. O presidente da companhia declarou que os investidores estão sempre prestando atenção nas mudanças e avanços do cloud gaming, embora não tenham encontrado ainda uma função realmente útil para a tecnologia dentro dos jogos da empresa. Assim, apenas Sony e Microsoft estão investindo na tecnologia nesta geração. Veja como cada produtora deve utilizar os serviços em nuvem em seus consoles: Originalmente, ao instalar um jogo, tanto em mídia física, quanto digital, o mesmo ficará salvo na nuvem, não necessitando posteriormente do disco. Após a mudança nas políticas da Microsoft para o XONE , tal recurso caiu - mas, aparentemente, continuará lá, "adormecido". A Microsoft promete 300 mil servidores remotos que estarão à mercê do jogador, mas para que o esquema de streaming funcione perfeitamente, será necessária uma boa conexão com a internet. Os jogos também serão compartilhados na nuvem com até dez pessoas atreladas à conta do portador do título. Ao comprar o Gaikai, uma das maiores empresas no setor de cloud gaming, a Sony fechou uma parceria interessante: com o serviço, os jogos de PlayStation 4 adquiridos na nuvem poderão ser também reproduzidos no PlayStation Vita, por meio de stream. Além da interação com o portátil, também espera-se que a tecnologia traga ao console o poder de retrocompatibilidade com jogos de seus predecessores ( PlayStation 1 , 2 e 3 ), uma vez que os discos destes não serão aceitos no PlayStation 4. A Sony garantiu que isto será possível, porém o Gaikai só estará disponível no PS4 em 2014. Controle Uma das partes mais relevantes do console, é ele que vai te acompanhar durante todo o tempo de jogo. Se o controle não for anatômico, prático e funcional, toda a experiência com o videogame pode ser comprometida. Todas as três produtoras fizeram mudanças tanto em layout quanto nas mecânicas de seus controles e algumas tendências foram notadas: o uso do touchpad, provavelmente influenciado pela onda de tablets e smartphones com telas resistivas, e a integração dos sensores de movimento. Compare as especificações técnicas de cada controle e veja qual é melhor para você: Xbox One PlayStation 4 Wii U Sensível ao toque Não Sim (touchpad) Sim (tela resistiva) Sensor de movimentos Não Sim Sim Alimentação Pilhas AA Bateria recarregável Bateria recarregável Sensor de vibração Integrado ao controle e dois motores extras de vibração nos gatilhos Sim Sim Extras A nova geração traz muitas novidades além da melhoria de hardware dos consoles. Com a recente explosão das redes sociais e do compartilhamento de conteúdo que atingiu o público, as companhias investiram pesado na interação interpessoal em seus respectivos consoles. Compartilhamento de conteúdo PlayStation 4 Reprodução Botão Share PS4 Para os viciados em desbloquear achievements e troféus e exibicionistas, que gostam de mostrar suas grandes façanhas nos jogos para seus amigos, a Sony incluiu no Dualshock 4, controle do PlayStation 4 , um botão "Share", de compartilhamento. Basta pressionar o botão e pronto, um vídeo ou screenshot de sua atual atividade no console será postado em redes sociais, para que seus amigos contemplem. É a videogamificação do "O Meu Carrinho é mais Bonito que o Seu". Também é possível fazer uma transmissão em vídeo, com comentários, enquanto se joga. Xbox One A Microsoft fez uma ferramenta semelhante para o Xbox One, que permite que o jogador grave e compartilhe partes específicas de seu gameplay ou mesmo faça um streaming online de sua experiência de jogo. Wii U Para o Wii U , a Nintendo mostra que tarda, mas não falha. Meses após o lançamento do console, a produtora anunciou no início deste mês de junho uma atualização que permite ao usuário compartilhar seus dados de jogabilidade na rede. Para isto, o jogador necessita de uma Nintendo Network ID, que dá acesso ao Miiverse, rede social do Wii U . Integração com tablets e smartphones Outra tendência que todas as companhias resolveram acatar é a integração de seus consoles e redes online com tablets e smartphones. A Microsoft já oferece seu SmartGlass , já disponível para iOS e Android, que permite interagir com aplicativos do Xbox 360 (e futuramente do Xbox One) utilizando um aparelho móvel. Um exemplo é a interação do serviço de vídeo sob demanda HBOGo, que pode ser melhor aproveitado se conectado ao tablet do usuário, quando este estiver sincronizado com o Xbox One. Você pode entender melhor o funcionamento do programa neste link , em inglês. A Sony e a Nintendo seguem a mesma estratégia, e devem disponibilizar em breve aplicativos que permitem acesso à suas redes online, perfis de usuários, compra de conteúdo para seus consoles remotamente e mais.
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